Skip to main content

Notícias

Campanha do SINFAR/SP denuncia desvio de função e desvalorização da profissão farmacêutica

Enquanto você carrega mercadoria, quem está cuidando da assistência farmacêutica? Quem orienta o paciente? Quem realiza os serviços clínicos? Quem exerce a responsabilidade técnica?

O farmacêutico estudou anos, possui atribuições técnicas definidas e responde legalmente por atividades que impactam diretamente a saúde da população.

Sua função é garantir:

✔️ assistência farmacêutica
✔️ orientação aos pacientes
✔️ uso racional de medicamentos
✔️ serviços clínicos
✔️ segurança dos pacientes
✔️ responsabilidade técnica

Não é função do farmacêutico substituir equipes reduzidas, realizar limpeza da loja, carregar e descarregar mercadorias ou assumir, de forma permanente, atividades incompatíveis com sua qualificação.

Farmacêutico não é caixa, estoquista nem profissional multitarefa.

Quando empresas reduzem pessoal e desviam o farmacêutico de suas atribuições, comprometem a qualidade do atendimento, a segurança da população e a valorização profissional.

💊 Farmácia é estabelecimento de saúde.

O lucro das empresas não pode ser construído à custa da sobrecarga, do desvio de função e da desvalorização da categoria.

✊ O SINFAR/SP defende o respeito às atribuições do farmacêutico e combate práticas incompatíveis com o exercício profissional.

Se essa é a sua realidade, denuncie:

📩 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Confira material da campanha: