Curso - Sinfar/SP Conecta+
Domine a Pesquisa Científica: da Leitura Crítica à Produção de Conhecimento
-
Vagas: Apenas 40
-
Modalidade: Presencial
Público:
Farmacêuticos(as) em geral.
Sobre o Curso:
Esta aula tem como objetivo introduzir os profissionais de farmácia ao universo da pesquisa científica, apresentando os fundamentos necessários para compreender, analisar e produzir conhecimento científico de forma crítica e ética.
Inicialmente, serão abordados os princípios da leitura crítica de artigos científicos, permitindo ao participante desenvolver habilidades para interpretar evidências científicas e avaliar a qualidade metodológica dos estudos. Em seguida, serão apresentados os principais tipos de artigos científicos, incluindo artigos originais, revisões narrativas, revisões sistemáticas e revisões de escopo, destacando suas características e aplicações na produção do conhecimento.
A aula também contemplará a exploração de bases de dados científicas utilizadas na área da saúde, bem como orientações sobre como estruturar e escrever um artigo científico. Serão discutidas as principais normas de formatação e citação, incluindo ABNT, Vancouver e APA, amplamente utilizadas em publicações acadêmicas.
Além disso, serão apresentados os tipos de revistas científicas e seus critérios de publicação, com destaque para plataformas e recursos relevantes para pesquisadores, como a Plataforma Brasil, utilizada para submissão e acompanhamento de projetos envolvendo seres humanos.
Outro ponto central será a ética na pesquisa, abordando o funcionamento do Sistema CEP/CONEP e sua importância na garantia da integridade e da proteção dos participantes de estudos científicos.
Por fim, os participantes serão introduzidos a ferramentas e plataformas que apoiam a ciência aberta e a gestão de projetos de pesquisa, como o Open Science Framework (OSF) e a plataforma Rayyan, utilizada no processo de triagem de estudos em revisões sistemáticas.
Ao final da aula, espera-se que os participantes tenham uma visão integrada do processo científico, desde a leitura crítica da literatura até a organização e condução de pesquisas.
Investimento:
⭐ R$ 35,00 - Associados(as) e contribuintes do Sinfar/SP* e estudantes de graduação de farmácia**
👥 R$ 80,00 - Farmacêuticos(as) em geral.
Data e Horário:
📅 Data: 16 de Maio de 2026
🕗 Horário: 8h às 17h
* Associados precisam ter anuidade em dia. Os contribuintes devem enviar holerite de até 2 meses anteriores contendo a contribuição assistencial. ** Necessária comprovação apresentando a carteirinha estudantil.
Local:
Auditório Sinfar/SP - R. Barão de Itapetininga, 255, 10º andar, cj. 1009 e 1010 – República, São Paulo – SP, 01042-001.
Certificado:
Todos os alunos que completarem o curso recerão certificado emitido pelo Sinfar/SP.
Ministrante:
Dra. Claudia Galhardi
- Pesquisadora em Comunicação e Saúde Pública
- Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (NECHS) Fundação Oswaldo Cruz ( FIOCRUZ)
- Pesquisadora da Rede de Pesquisa CAPES-EPIDEMIAS (UFRJ)
- Integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).
- Vice -coordenadora Red Evaprop/Brasil (CYTED)
Faça sua inscrição
Faça sua inscrição clicando no botão abaixo e nossa equipe entrará em contato.