Skip to main content

Notícias

Farmacêuticos em risco: empresa trava geladeira e deixa trabalhadores à mercê de criminosos; SINFAR/SP aciona Justiça

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (SINFAR-SP) ingressou com ação trabalhista com pedido de tutela antecipada contra a Drogaria São Paulo S/A, denunciando a empresa por colocar em risco a vida e a integridade física e mental dos trabalhadores farmacêuticos. A medida foi tomada após a empresa não responder às notificações oficiais do sindicato, que cobravam esclarecimentos sobre o procedimento e apoio psicológico às vítimas.

O motivo: a rede implantou um sistema de segurança que trava por 10 minutos o acesso aos medicamentos controlados e de alto custo — como Ozempic, Wegovy e Mounjaro — quando ocorre um assalto.
Durante esse tempo, o farmacêutico, o atendente e o cliente ficam sob a mira de criminosos, sem poder agir.

💬 “A empresa está protegendo o lucro, não a vida. Nenhum trabalhador deve servir de escudo humano para defender o patrimônio”, afirma Renata Gonçalves, presidenta do SINFAR-SP e diretora da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).


📣 O SINFAR-SP pede que a Justiça determine a suspensão imediata do sistema de travas, além de outras medidas importantes para segurança do farmacêutico.balho da 2ª Região, pela gravidade e caráter coletivo do caso.

✊ Fomos à Justiça para que o lucro pare de valer mais que a vida.

#SINFARSP