Skip to main content

Notícias

04/03 - Dia Mundial da Obesidade

Hoje, lembramos a importância de enfrentar a obesidade, não apenas como uma questão estética, mas como um desafio de saúde global.


Aproveitamos para destacar o papel crucial que os farmacêuticos desempenham no cuidado e atenção aos pacientes com excesso de peso. Longe de focarmos em questões estéticas, reconhecemos a importância vital em promover a saúde e o bem-estar desses indivíduos

Os farmacêuticos são peças-chaves na orientação sobre medidas de estilo de vida saudáveis, auxiliando na compreensão de escolhas alimentares, atividade física e no manejo de medicamentos, quando necessário.

Dados do Ministério da Saúde, obtidos em um levantamento inédito, apontam que a obesidade atinge 6,7 milhões de pessoas no Brasil. O número de pessoas com obesidade mórbida ou índice de massa corporal (IMC) grau III, acima de 40 kg/m², atingiu 863.086 pessoas no ano passado. As informações foram divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), no ano passado.

Em 2019, 407.589 pessoas foram diagnosticadas com obesidade grau III, o que representava 3,14% das pessoas monitoradas. Já em 2022, o número subiu para 863.083 brasileiros diagnosticados com o mais grave nível de obesidade, totalizando 4,07% da população. Esse ponto percentual representa um crescimento de 29,6% em apenas 4 anos.

A obesidade grau I atinge 20% e a obesidade grau II já é 7,7% da população, o que representa 1,6 milhões de pessoas em 2022. Já o sobrepeso atinge atualmente 31% ou 6,72 milhões dos brasileiros que participaram da tabulação do SISVAN.

Ao todo, 21,2 milhões de brasileiros participaram da tabulação do sistema de vigilância alimentar e nutricional, provenientes do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). A pesquisa – realizada por abrangência, região de cobertura, fase da vida, sexo, raça/cor, origem do registro, entre outras – está disponível por município, região e regional de saúde, para todo o Brasil.


#sinfarsp #obesidade #questaodesaude