O Sindicato
Notícias
Nota de repúdio do SINFAR-SP ao Projeto de Lei 545, de 2018, do Senador Guaracy Oliveira (PSL)
O SINFAR-SP vem por meio desta nota, repudiar o Projeto de Lei 545, de 2018, apresentado pelo Senador Guaracy Oliveira (PSL) que pretende extinguir a necessidade de prescrição médica para a compra de antibióticos em regiões que não exista serviço de saúde

A preocupação do senador é equivocada. Primeiro é preciso defender a saúde pública em todas as regiões do Brasil e não remendar o descaso do governo com leis que podem prejudicar ainda mais a população.
Cientistas do mundo inteiro alertam que o uso indiscriminado de antibióticos aumenta potencialmente o risco da geração de bactérias resistentes a antibióticos. E uma população que não tem acesso à saúde pode usar uma dosagem errada e até mesmo sua duração de maneira equivocada causando muito malefícios a ela mesma.
Ainda em entrevistas para a imprensa nacional, o Senador afirma que a exigência do farmacêutico em farmácias deveria ser extinta, pois ela apenas encarece os remédios. Isto é uma falácia. O farmacêutico desempenha um papel fundamental em vários momentos dentro de um estabelecimento como, por exemplo, orientando a população e zelando pela qualidade, armazenamento e descarte de medicamentos.
O SINFAR-SP reforça que o PL 545 vai contra a todos os estudos e indicações dos profissionais da saúde. Nossa entidade se posiciona veemente contra a um projeto que leva a população brasileira ao obscurantismo e é totalmente o oposto do indicado pela Organização Mundial da Saúde.